notícias - informe

Loja do Rei do Mate realiza trabalho exemplar no emprego de pessoa com deficiência intelectual

Rio, 22 de novembro de 2012

Uma iniciativa rara é a contratação de pessoas com deficiência por pequenas e médias empresas – que não são obrigadas, segundo a Lei de Cotas, a cumprir a reserva de 2% a 5% de seus cargos. O microempreendedor Miled Elkhouri, no entanto, resolveu fazer a diferença pela inclusão social e, com a consultoria do IBDD, empregou no início do mês uma funcionária com deficiência intelectual em franquia recém-inaugurada do Rei do Mate, uma das maiores redes de lanchonete do país.

“Sempre tive vontade de fazer algo concreto para ajudar o próximo, mas não sabia como. Não queria fazer caridade, queria apenas dar uma chance para alguém que precisa de uma oportunidade”, explica Miled. A definição pelo incentivo às pessoas com deficiência levou o empresário ao IBDD, que indicou o perfil de Natália Fraga, deficiente intelectual. “Sabemos das dificuldades da funcionária e das barreiras de incompreensão das pessoas ao lidar com ela. É um aprendizado diário, mas é recompensador. O custo e as limitações não são problemas diante  da satisfação e da alegria de ajudar o próximo”, avalia.

“É muito rara a decisão de uma empresa de contratar uma pessoa com deficiência quando não existe a obrigação do cumprimento da cota. Acho uma vitória a forma como a Natália está sendo recebida e treinada”, comemora Catarina Amaral, gerente de Relações Institucionais do IBDD. “Eles entenderam a forma de dar a autonomia de que ela precisa para uma vida mais completa e cidadã, podendo entrar no mercado de trabalho com possibilidades de desenvolver seu potencial da melhor maneira possível”, completa.

Apesar dos desafios na contratação de uma pessoa com deficiência intelectual, o resultado deste esforço mostra que, quando há determinação e vontade, não existem barreiras para a inclusão. “Natalia tornou-se o elo para unir o grupo em torno de um ideal maior de transformação social”, define o empresário.

Charles Martins, supervisor da franquia Rei do Mate, responsável pela inserção de Natália no ambiente de trabalho e pelo treinamento corporativo,  não escondeu a felicidade e a emoção ao ouvir o discurso de agradecimento da aluna, no último dia de capacitação com a equipe. “Obrigado por ter me ensinado tudo, por ter acreditado em mim. Obrigado por me fazer uma pessoa mais completa”, declarou a mais nova integrante do grupo.

A loja do Rei do Mate que faz a diferença está localizada em Botafogo, zona Sul do Rio de Janeiro,  na Rua Voluntários da Pátria, 45- loja C.

natalia -rei do mate

Natalia -rei do mate

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade